sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

São Petersburgo - Rússia

SÃO PETERSBURGO, RÚSSIA






A relíquia do império perdido



"A Jóia da Coroa Russa", "A Janela no Oeste" ou mesmo "O Berço da Revolução" são alguns dos títulos que São Petersburgo ostenta, para lembrar a glória de outrora. Chamada Leninegrado nos tempos do regime comunista, esta cidade é um sonho do czar Pedro I feito realidade graças à arte e ao engenho de reconhecidos arquitectos internacionais, que conseguiram erguê-la criando canais sobre os pântanos que ali se encontravam - daí outra das frequentes alcunhas: "A Veneza do Norte".


Situada no delta do rio Neva, a cidade é uma autêntica relíquia que guarda entre os seus tesouros o Palácio de Verão daquele Czar- vale a pena visitar os jardins, desenhados pelo próprio soberano, onde se encontra a mítica cerca de ferro forjado negra e dourada - o Palácio Menshikov, a Catedral de São Isaías, o famoso Cavaleiro de Bronze e também os subúrbios Pavlovsk e Pushkin, entre tantos outros.


O lugar mais famoso é a praça dos palácios, um museu a céu aberto, com a residência imperial de Inverno de um lado, a de Verão do outro, e o Pilar Triunfal (ou de Alexandre) no centro. Esta grande espia nada foi palco do famoso "Domingo Sangrento" em 1905 - acontecimento que deu início à primeira revolução russa - e, mais tarde, centro das outras duas revoluções que o país viveu.

São Petersburgo é uma cidade cara mas, mesmo assim, é obrigatório percorrer a Nevsky Prospect, a artéria comercial por excelência e o indiscutível centro da urbe, onde se encontram quase todos os edifícios institucionais e culturais da cidade.

Sem comentários: